Renascente Café

Você não tem itens no seu carrinho de compras.
RSS

Blog

DICAS PARA PREPARAR O MELHOR CAFÉ NA SUA CASA

Primeiramente, algumas recomendações gerais,

para conservação e obtenção do melhor café

// Moagem: para conseguir o melhor resultado com cafés de qualidade, a moagem deve ser feita no momento da preparação. Sempre moa apenas a quantidade de café que será utilizada em seguida. Isso ajuda a preservar o aroma original dos grãos e garantirá uma bebida mais saborosa.

// Tipos de moagem: basicamente, existem três tipos de moagem: a fina (granulometria similar à farinha de rosca), a média (similar a grãos de areia) e a grossa (similar ao açúcar cristal). A escolha do tipo ideal de moagem está associada ao processo de preparação do café.

// Medidas: a proporção de café e água depende do gosto de cada um. Uma medida básica é de 3 colheres de sopa de café (30 g) para 200 ml de água (um copo).

// Água: a água a ser utilizada é muito importante. Se possível, evite a água clorada. No início da fervura, aproveite para escaldar os utensílios que serão utilizados na preparação do café.

//Conservação: conserve o café em grãos, preferencialmente na parte inferior da geladeira, em recipiente hermeticamente fechado.

 

Na sequência, são apresentadas as 3 dicas de como 

preparar o melhor café na sua casa com os tipos de 

preparação mais comuns

café coado cafeteira italiana - MOKA café na Prensa francesa

Dica 1 - Coador

 

1 - Ferva a água, sem esperar a

fervura completa;

2 - Molhe o filtro e escalde os

utensílios; despreze essa água;

3 - Coloque o pó no filtro

(moagem fina);

4 - Despeje um terço da água,

umedecendo todo o café no filtro;

5 -Depois que essa água descer,

despeje o restante, em movimentos circulares.

Dica 2 - Cafeteira Italiana (MOKA)

 

1 - Preencha o recipiente para o pó

com café de moagem média, sem

compacta-lo;

2 - Encha o recipiente inferior com

água até o nível da válvula;

3 - Coloque um pouco de água na

parte superior;

4 - Feche a cafeteira e leve ao fogo;

5 - Quando começar a borbulhar -

barulho característico - desligue o fogo.

Dica 3 – Prensa Francesa

 

1 - Utilize café com moagem

grossa;

2 - Esquente a água e escalde

a prensa e despreze essa água;

3 - Coloque o pó de café na

prensa e adicione a água, deixando

em infusão por

cerca de 4 minutos;

4 - Em seguida, pressione o

êmbolo da prensa.

 

Aproveitem é bom café ☕️🖤 #cafe
  

 

 

 

 

NOSSA HISTÓRIA...

Certas lembranças ficam guardadas na memória para toda vida!

Mesmo passados quase 50 anos, tínhamos na nossa memória o cheiro do café secando no terreiro das fazendas do nosso avô em Araraquara e São Manuel.

Acompanhávamos todo o ritual da cultura ao longo do ano: ficávamos encantados com a branca e perfumada florada, seguíamos o crescimento e a mudança de cor dos grãos até chegar a época da colheita, sentíamos o sabor doce dos grãos cereja e acompanhávamos o processo de secagem do café. Era uma festa mergulhar nos montes de café no terreiro. A maior alegria era encontrar um grão filipe.

Depois de tudo, entrar na cozinha da fazenda e sentir o cheiro da torra e depois do café fresquinho passado no coador de pano.

O tempo passa e nos anos 70, o Estado de São Paulo passou pelo enorme crescimento da cultura da cana de açúcar. Cafezais foram destruídos e a cana foi plantada até mesmo onde estavam os antigos terreiros.

Já nos 90, recebemos uma parte de uma antiga propriedade da família em São Manuel: a Fazenda Renascente. Apenas terra, totalmente plantada com cana. Não havia uma única árvore, fora das áreas de preservação, só cana!

Resolvemos então, plantar uma quadra de café, ainda que fosse para consumo próprio. Para tanto, construímos inicialmente um pequeno terreiro.

O tempo foi passando e o contato com aquela pequena plantação de café resgatou na nossa memória aquelas lembranças da infância. Em consequência, fomos ampliando, ano a ano, o nosso cafezal, até atingirmos a nossa meta no corrente ano. Paralelamente, e com muito sacrifício, equipamos a fazenda com toda a infraestrutura necessária: implementos agrícolas, ampliação dos terreiros, lavador e despolpador, secador e tulha.

É uma atividade apaixonante e agora chegamos à última etapa do nosso projeto: a venda direta para o consumidor do melhor café de nossa produção. Da nossa fazenda diretamente para a sua casa!

Finalmente, o melhor de tudo é saber que a continuidade desse trabalho estará garantida nas próximas gerações.

TIPOS DE TORRA DE CAFÉ

A torra do Café Gourmet é um dos passos mais importantes na fabricação desta bebida. A boa torra é aquela que realça as melhores características de sabor, aroma e acidez de cada tipo de grão.  A curva de torra é definida pelo tempo em que o grão de café fica em cada temperatura.  Ela interfere no aroma, sabor, corpo, acidez, finalização, equilíbrio, enfim quase tudo pode ser trabalhado ao longo da torra. O mesmo grão de café gourmet terá características muito diferentes conforme o ponto de torra usado.  

tipos-de-torra-cafe A primeira parte desse processo é descobrir o potencial de cada café. Cada tipo de café gourmet oferece um espectro de possibilidades e, apesar de complexo, podemos começar a descobrir seu potencial olhando primeiramente para a acidez e o corpo. Os níveis de torra podem ser diferenciados pela cor do grão de café e o aroma. A torra pode ser clara, média ou escura.